quinta-feira, 30 de maio de 2024

A Liberdade

 O Guilherme Silva, do 5º E, escreveu um bonito texto sobre a Liberdade.

Parabéns Guilherme!

Liberdade 

   Cresci com a ideia formada de que a palavra “Liberdade” estava ligada à revolução do 25 de abril e à imagem de um pássaro a voar ao lado de uma gaiola aberta. Penso que é graças às pessoas que lutaram por uma maior liberdade de expressão que hoje podemos ter uma opinião e partilhá-la com todos, mas para mim a liberdade é mais do que isso. Liberdade é quando a minha mãe me deixa ir brincar com os meus amigos, é quando fico de pijama durante o fim de semana, é quando compro gomas com o dinheiro da minha semanada ou quando o meu pai me deixa jogar PlayStation mais meia hora porque no dia seguinte não tenho aulas. 

   Claro que nem sempre posso fazer o que quero, se todos o fizéssemos o mundo seria uma confusão. Têm de existir leis, regras e bom senso, porque a liberdade também tem a ver com responsabilidade e todos nós devíamos pensar nas consequências das nossas escolhas.

   Sempre ouvi dizer “não faças aos outros aquilo que não gostavas que te fizessem a ti” e realmente é uma forma simples de dar a entender o quanto é importante respeitarmo-nos uns aos outros. Na minha escola tenho colegas que são bons alunos porque gostam de estudar, tenho outros que nem tanto, mas são bons a desenhar, a contar anedotas ou a jogar à bola, o importante é percebermos que todos somos diferentes e respeitarmos essas diferenças.

   A liberdade, vista com os meus olhos, é poder fazer escolhas, é respeitar e ser respeitado, é sonhar grande e ser feliz com as pequenas coisas da vida. 


 Guilherme Silva, nº9, 5ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário