sexta-feira, 31 de maio de 2024

Novidades

 



Exposição "Pompeia e o Vesúvio"


A exposição, subordinada ao tema "Pompeia e o Vesúvio", representa o trabalho desenvolvido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento / TIC, numa colaboração interdisciplinar das disciplinas de Ciências Naturais e História (turmas 7ºB e 7ºH).
Susana Bairrada
Prof. Ciências


 

quinta-feira, 30 de maio de 2024

A Liberdade

 O Guilherme Silva, do 5º E, escreveu um bonito texto sobre a Liberdade.

Parabéns Guilherme!

Liberdade 

   Cresci com a ideia formada de que a palavra “Liberdade” estava ligada à revolução do 25 de abril e à imagem de um pássaro a voar ao lado de uma gaiola aberta. Penso que é graças às pessoas que lutaram por uma maior liberdade de expressão que hoje podemos ter uma opinião e partilhá-la com todos, mas para mim a liberdade é mais do que isso. Liberdade é quando a minha mãe me deixa ir brincar com os meus amigos, é quando fico de pijama durante o fim de semana, é quando compro gomas com o dinheiro da minha semanada ou quando o meu pai me deixa jogar PlayStation mais meia hora porque no dia seguinte não tenho aulas. 

   Claro que nem sempre posso fazer o que quero, se todos o fizéssemos o mundo seria uma confusão. Têm de existir leis, regras e bom senso, porque a liberdade também tem a ver com responsabilidade e todos nós devíamos pensar nas consequências das nossas escolhas.

   Sempre ouvi dizer “não faças aos outros aquilo que não gostavas que te fizessem a ti” e realmente é uma forma simples de dar a entender o quanto é importante respeitarmo-nos uns aos outros. Na minha escola tenho colegas que são bons alunos porque gostam de estudar, tenho outros que nem tanto, mas são bons a desenhar, a contar anedotas ou a jogar à bola, o importante é percebermos que todos somos diferentes e respeitarmos essas diferenças.

   A liberdade, vista com os meus olhos, é poder fazer escolhas, é respeitar e ser respeitado, é sonhar grande e ser feliz com as pequenas coisas da vida. 


 Guilherme Silva, nº9, 5ºC

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Biblioteca Humana

A Biblioteca Humana assenta num modelo de storytelling, onde não existem “livros”, mas, sim, pessoas com histórias reais a partilhar com quem as queria ouvir. Marcelo partilhou a sua história com o 7º C promovendo o diálogo com o objetivo de fomentar a aproximação e derrubar barreiras por preconceitos ou estereótipos. 
Bullying, uma experiência relatada na 1ª pessoa




quinta-feira, 2 de maio de 2024

Lista dos alunos apurados para a fase final do Concurso Municipal de Leitura

 

Alunos apurados para a final


FASE FINAL  - PROVA DE PALCO


LOCAL: Escola Secundária Luís de Freitas Branco

DATA: 11 de maio de 2024

HORAS: 10 horas

Participam na prova de palco os 5 melhores alunos de cada ciclo (das escolas do concelho de Oeiras)

 Esta prova consiste na leitura e argumentação de uma obra à escolha do aluno finalista.

Cada finalista é chamado ao palco para a leitura de um excerto previamente selecionado pelo aluno com a duração máxima de 2 minutos.

Após a leitura, o aluno deverá justificar a escolha do livro selecionado, não devendo esta argumentação exceder os 3 minutos.

Esta prova de palco é avaliada pelo júri de acordo com os seguintes critérios:

• Fluência leitora (dicção e a expressividade);

 • Capacidade de argumentação;

 • Capacidade discursiva (fluência, articulação e correção).

 A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas em cada critério.

Em caso de empate, o critério a aplicar é o resultado obtido na prova da fase escolar.

 A Prova Final é pública, sendo aberta aos familiares, professores e público em geral.